Centro de Diagnóstico CasaVitta reforça a importância da mamografia e oferece exame com agilidade e precisão em São Miguel do Oeste

EDIÇÃO 27

4/10/20252 min read

O exame de mamografia é uma ferramenta essencial na saúde da mulher, principalmente no diagnóstico precoce do câncer de mama — doença que representa cerca de 25% de todos os tipos de câncer no mundo. Em São Miguel do Oeste, o Centro de Diagnóstico Casa-vitta é referência na realização desse exame, com tecnologia de ponta e atendimento especializado para toda a região do Extremo Oeste Catarinense.

De acordo com o radiologista Ornélio Stertz Junior, no Casa Vitta o exame é realizado por um aparelho moderno que gera imagem digitalizada, armazenada em um sistema PACS e também disponível em formato impresso. O resultado fica pronto em até 15 minutos, garantindo agilidade e comodidade para as pacientes. "É comprovado que a realização da mamografia anual reduz os índices de mortalidade por possível câncer de mama em mulheres", afirma Ornélio.

A mamografia é uma radiografia das mamas que possibilita a detecção de lesões em estágio inicial, ainda milimétricas, aumentando significativamente as chances de cura. Por isso, a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febras-go) e do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) é que:

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Por isso, o incentivo ao rastreamento precoce é fundamental.

"O objetivo da nossa equipe médica é realizar o melhor exame possível, com a melhor avaliação, para tentar detectar o câncer de mama de forma mais precoce, porque, nesse caso, as chances de cura são maiores", reforça Ornélio Com um time qualificado e pronto para atender, o Centro de Diagnóstico Casavitta se coloca à disposição da comunidade para fortalecer a prevenção e o cuidado com a saúde feminina.

* Mulheres assintomáticas entre 40 e 75 anos realizem o exame anualmente, além do exame clínico das mamas;

* Mulheres a partir dos 35 anos com fatores de risco façam mamografia e exame clínico todos os anos;

* Antes dos 40 anos, o autoexame mensal e o exame clínico anual seguem como principais formas de cuidado.

Para agendamentos e mais informações, o contato é pelo telefone (49) 3622-0806